Avatar

Norma nº 004/2020 de 23/03/2020 atualizada a 25/04/2020 – Abordagem do Doente com Suspeita ou Infeção por SARS-CoV-2

“A Direção-Geral da Saúde procede à primeira atualização da Norma 004/2020, com produção de efeitos às 00:00 de 28 de abril de 2020, na qual se destaca:

I. A atualização da definição de «cura», de acordo com a revisão dos critérios de cura pelo ECDC e outras organizações internacionais.
II. A suspensão da requisição do teste laboratorial para SARS-CoV-2 pela Linha SNS24, sendo a sua prescrição, para os doentes com indicação para autocuidados em isolamento no domicílio da competência do médico da equipa de saúde da USF / UCSP, com o objetivo de aumentar a acuidade diagnóstica do teste laboratorial.
III. A definição do perfil clínico dos doentes com suspeita de COVID-19 que são seguidos no domicílio, nas ADC-COMUNIDADE e ADC-SU, incluindo a atualização dos critérios de referenciação relativos às comorbilidades, de acordo com a evolução científica e a experiência nacional.
IV. A atualização dos critérios de alta para a idade pediátrica, de acordo com a evolução científica e a experiência nacional.
V. A atualização do «Protocolo para a Avaliação Telefónica a Doentes com Suspeita ou Infeção por SARS-CoV-2 em Isolamento, no Domicílio», de acordo com a evidência científica e a experiência nacional.”